A primeira casa de carnes defumadas de pinheiros: Vem conhecer um pouco mais sobre o Low BBQ,

“A defumação é um método milenar de cozimento e conservação que traz sabores e aromas totalmente diferentes ao paladar. As carnes ficam de 2 a 12 horas no defumador, resultando em uma textura macia e suculenta.”

Primeira casa de carnes defumadas de Pinheiros, atmosfera industrial e preços honestos, o Low BBQ pretende trazer uma nova experiência a cidade de São Paulo.

As carnes passam pelo processo de defumação, que consiste na cocção através da fumaça gerada pela queima de lenha de macieira e carvão. Esse processo lento e saboroso ocorre no “pit” ou defumador, que pode ser visitado no fundo do salão.

Durante o almoço executivo a proposta é “fast casual”, onde o cliente paga ao fazer o pedido e retira a bandeja sem o serviço de mesa. A partir das 18h, sábados e feriados tem serviço de mesa tradicional. Ficou com vontade? Então que tal experimentar as delicias dessa casa de carnes? Reserve já e tenha uma experiência de primeira.

Não entende nada sobre defumação ou casa de carnes? Pera ai que vamos te ajudar…

casa de carnes

Guia para iniciantes na defumação

Churrasco defumado é talvez a maneira mais desafiadora de cozinhar, mas com maior esforço vem maior recompensa. Reunimos este guia básico para o churrasco, explicando o que é, como funciona e por que você deve provar e praticar isso. 

O QUE É A DEFUMAÇÃO E POR QUE É DIFERENTE?

Normalmente, quando faz churrasco, você coloca a comida diretamente sobre o fogo enquanto aguarda e gira ocasionalmente. Enquanto não há absolutamente nada de errado com esse método a defumação leva a carne para outro nível.

Com churrasco defumado a carne não é colocada diretamente sobre o calor. Em vez disso é colocado ao lado, onde a fumaça quente do fogo passa por ele cozinhando lentamente.

E quando dizemos lento, dizemos realmente lento. A defumação deve demorar pelo menos 2 horas, dependendo do tamanho e do corte da carne, por isso defumar durante a noite ou um dia inteiro não é incomum. Defumação é um esforço de todo um dia, que faz parte do seu apelo.

E confie em nós, no final vale a pena. O alimento cozido retém lentamente a umidade, com a carne praticamente caindo do osso. E a fumaça adiciona um sabor único que pode ser influenciado pelo tipo de madeira que você queima.

ENCONTRANDO A TEMPERATURA CERTA

A defumação ou Barbecue (abreviado como BBQ) também é conhecido como “baixo e lento” (do inglês Low and Slow), que significa que você cozinha lentamente a baixa temperatura com o tempo. É claro que não estamos falando sobre temperatura ambiente. Mas comparado a um forno tradicional ou grill a temperatura da defumação é bem baixa.

Enquanto a cozinha tradicional ocorre entre 175-250 graus Celsius, a defumação tem uma temperatura de cerca de 100 graus. Isso permite que a carne seja infundida com o inconfundível sabor da fumaça e também retenha sua umidade, mantendo-a agradável e suculenta.

Manter a temperatura constante durante o processo é a parte mais difícil.

DIFERENTES TIPOS DE MADEIRA = DIFERENTES SABORES

A madeira que você usa também afeta o sabor final da carne.

Lascas de madeira para defumar podem ser compradas em lojas, mas geralmente são secas em estufas, o que significa que elas queimam quente e rapidamente. A madeira natural ainda está um pouco úmida – isso faz com que fume. Idealmente, a madeira terá sido deixada secar naturalmente durante 4 a 6 meses, dando-lhe humidade suficiente para liberar a fumaça.

Diferentes tipos de madeira resultam em diferentes sabores, laranjeira, macieira e nogueira pecan são boas escolhas. Há também certos tipos de madeira que você nunca deve usar, pois podem ser perigosas. Pinho, cedro e eucalipto são apenas alguns exemplos de madeira que podem ser venenosas, então faça sua pesquisa primeiro. A madeira que foi pintada, manchada ou tratada de qualquer forma nunca deve ser usada por razões óbvias.

A MELHOR CARNE PARA DEFUMAÇÃO

Surpreendentemente são os cortes de carne menos nobres que são melhores para defumar.

Refeições clássicas de churrasco, como peito de carne bovina, ombro de porco e costeletas, são ótimas porque o cozimento lento e de baixa temperatura torna a carne mais suave. Esses cortes mais duros e fibrosos se adaptam melhor ao longo do tempo, precisando dessas horas extras para quebrar a gordura e o colágeno, adoçando a carne e mantendo-a úmida.

Os peixes ficam lindos no defumador, e os mais oleosos são melhores. Salmão, pargo e kahawai são todos recomendados. Coxas de frango também, mas não o peito de frango pois ele tende a secar. Qualquer corte de carne que consideremos “bom”, como uma picanha, pode ser defumador (e fica muito gostoso), mas provavelmente é melhor grelhá-los, pois eles são deliciosos não importa o que faça.

PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE

Churrasco defumado é uma habilidade e, como todas as habilidades, leva tempo e esforço para aperfeiçoar.

Com tantas variáveis ​​a serem consideradas, como a temperatura, o corte da carne e o tipo de madeira, a comida para defumar no pit exige prática, mas se você tiver tempo e paciência, colherá as recompensas de algumas das melhores comidas que você já provou.

Se você acha que já consumiu grelhar, tente o desafio de fumar – confie em nós, seu paladar vai agradecer por isso!

Tradução livre de EngelFire.co.nz

SAIBA MAIS

Facebook Comments

Categorias: São Paulo