As mídias e o público sempre fazem um levantamento das melhores empresas para se trabalhar, existe até ranking para avaliar essa questão.

Mas e os funcionários? Qual seria o perfil ideal que uma empresa busca?

Afinal para qualquer negócio ter o rótulo de empresa boa para se trabalhar o capital humano tem extrema relação com esse adjetivo positivo.

Abaixo você irá conferir alguns itens que identificam um bom funcionário para se ter no seu negócio.

Vamos conferir?

Gosta do que faz

A maioria das pessoas sonham em ter um trabalho que não seja sofrido não é?

Porém quando a pessoa ama o que faz coloca o máximo de esforço para obter os resultados, trazendo não só para si, mas também para a organização benefícios incalculáveis, o trabalho passa a ser um bem prazeroso para a pessoa.

É claro que o dinheiro sempre será um ponto de motivação para qualquer funcionário, mas o que moverá as atitudes da pessoa em sua rotina diária, será a paixão pelo seu serviço.

Veja também: Dicas simples para os clientes amarem seu restaurante

Essas pessoas são tão cativantes para a empresa que gastam o tempo livre na busca de aprimoramento de suas habilidades para expandir seu conhecimento.

Entusiasmados e cheios de energia

Sabe aquele funcionário que chega todos os dias com um sorriso no rosto dando bom dia para toda equipe?

Esse funcionário é perfeito, nessa característica que se refere a motivação aliada com animação.

É sempre bom ter uma pessoa que melhore o ambiente com sua energia positiva.

O bom humor de algumas pessoas é tão contagiante que acaba transmitindo isso para colaboradores, que não estão devidamente engajados e animados com as tarefas passadas pelo chefe.

Autônomo e ativo

Chega um determinado momento na empresa/negócio que o funcionário já sabe o que fazer, eles não precisam de alguém no pé pedindo que façam as tarefas.

É claro que isso se leva um tempo de serviço, mas depois de aprender como fazer, esses funcionários seguem um calendário de produção, isso faz com que haja uma otimização no tempo sem perder a qualidade.

Esses funcionário também costumam ter autonomia para fazer as coisas sem precisar de ajuda.

Isso é um ponto muito positivo já que todo chefe prefere que a pessoa execute seu trabalho sem fazer muitas perguntas e sem retirar uma pessoa de outro setor para ajudar a completar o serviço.

Ambicioso

Coloque uma coisa em mente. Qualquer funcionário só ajudará a sua empresa se eles quiserem ajudar a si próprio.

Todo funcionário deve ter ambição, seja em suas metas, seja em salário ou subir de cargo.

A vontade de crescer na carreira tem por característica da pessoa se sentir motivada mesmo nos momentos difíceis da empresa, fazendo muitas vezes mais do que lhe é pedido.

Uma característica peculiar da pessoa ambiciosa é que a mesma promove a criatividade e uma mente mais aberta.

Se identifica com a cultura da empresa

Com certeza de toda as características citada acima, essa é a mais difícil de se encontrar.

Em alguns casos o funcionário que é empenhado pode não ter um rendimento satisfatório por não ter uma identificação com o local onde trabalha.

Porém, se a empresa reconhecer o profissional e dar o suporte necessário, a produtividade tende a crescer cada vez mais.

Nossa dica vai para você que tem pessoas que gostam dos valores da sua empresa, valorize-os, o desempenho e o laço entre funcionário/empresa tende a crescer cada vez mais.

Conclusão

Esses foram alguns itens que podem caracterizar um bom funcionário.

Mas não esqueça de uma coisa, o funcionário também é humano e você deve respeitar a natureza do mesmo e ajudá-lo a alçar voos cada vez mais alto.

Afinal, você depende dele e ele de você!

Facebook Comments