Oferecer o serviço de delivery pode ser vantajoso para o empreendedor e para o cliente.

A vantagem ocorre devido ao fato do dia a dia das pessoas serem de forma corrida, e com o serviço de entrega o cliente tem o conforto de receber a comida em casa ou no trabalho à qualquer hora do dia otimiza.

Essa é uma modalidade, que quando bem executada, pode gerar mais lucro ao restaurante, pois evita que o cliente tenha que buscar ou preparar a própria comida.

Abaixo listamos algumas vantagens de oferecer o serviço de delivery em seu restaurante.

Aumento de faturamento

Se o serviço de delivery for bom, uma certeza você pode ter; seu lucro aumentará.

Mas fique atento, é necessário ter estratégias de marketing e fazer uma boa divulgação, além disso, é importante que a qualidade dos produtos do delivery seja a mesma encontrada no restaurante.

Nossa dica é para que esse serviço tenha presença na internet, aplicativos também são ótimas alternativas para impulsionar esse serviço.

Inicie com cautela

Começar devagar, essa dica é fundamental.

Comece entregando para a vizinhança e caso seu restaurante possuir todas as refeições (café da manhã, almoço e janta), limite a escolha de apenas uma para a entrega.

Isso no começo ajudará de forma organizacional, tanto na parte de compra de produtos quanto na quantidade de funcionários.

Você deve planejar o raio de entrega e quais serão os valores da taxa deste serviço.

Pense também que alguns produtos podem ser transportados por motos, outros não, e isso aumenta ou não o valor do combustível e tempo por causa do trânsito.

Qualidade do serviço

Você tem que levar a experiência gastronômica do seu restaurante para a pessoa que solicitou o pedido do delivery.

Não cumprir essa regra fará com que o cliente afaste-se do seu negócio.

Para que isso não aconteça você deverá ter algumas preocupações com os pedidos, tais como:

1 – Entregar a comida na temperatura correta;
2 – Empacotar o alimento de forma segura;
3 – Assegurar que o alimento não derrube, vire ou desmonte no transporte;
4 – Não trocar pedidos;
5 – Não esquecer nenhum produto para trás (é ruim pedir uma pizza e querer comer com refrigerante e o entregador ter que voltar para buscar, quando ele chega com o refrigerante você já comeu a pizza);
6 – Incluir produtos complementares (como sachês de condimentos, guardanapos, e outros).

Lembre-se de não demorar na entrega, se o cliente estiver com fome ou com tempo curto e sua solicitação não for atendida da forma que ele deseja, com certeza você perderá esse cliente.

Equipe motivada

Para que qualquer negócio tenha sucesso nos dias atuais é necessário ter uma equipe que se sinta motivada e valorizada.

Veja também: Dicas simples para os clientes amarem seu restaurante

Mesmo que você seja um líder e um bom administrador, não conseguirá atender sozinho todas as funções que um restaurante necessita.

Para que um funcionário se sinta motivado é necessário que você mostre a ele a importância da função que o mesmo possui para o estabelecimento.

A partir do momento que seu funcionário se sentir importante, a troca que ele irá fazer em benefícios para seu restaurante será enorme.

Aqui vale uma dica importante: Aplique constantemente estratégias de motivação com seus funcionários e converse bastante sobre o andamento do seu negócio.

Tenha mais visibilidade

Pense na seguinte situação: Um cliente de uma empresa que tem mais de cem funcionários faz um pedido do seu restaurante, e tanto o veículo que leva essa entrega quanto a embalagem da comida não tem nenhuma informação da sua marca.

Se isso acontecer, você no mínimo perdeu dez futuros clientes.

Para que isso não aconteça é necessário dar uma ampla visibilidade da sua marca.

A embalagem, o veículo e o entregador devem estar representando seu restaurante, não esqueça de sempre entregar um panfleto com outros produtos de delivery e as atrações do restaurante físico.

Qualquer oportunidade de sua marca aparecer nesses locais de grande concentração de público é ideal para aumentar sua clientela.

Conclusão

É certo que existem inúmeros desafios para implantar o método delivery, cuidados com entregadores, precisão dos pedidos, ferramentas de distribuição e marketing, criação de cardápios específicos para entregas, e muito mais.

Porém existe um fator indispensável que supera tudo isso. A lucratividade.

Em outras palavras, será uma tarefa muito difícil, mas pense na entrega como uma forma estratégica de sobreviver nesse mercado tão competitivo.

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