Atendimento ao cliente X Experiência

No cenário atual, as pessoas ainda podem ter incertezas e questionamentos íntimos sobre como cada estabelecimento está atuando para recebê-los. 
É o momento de superar as expectativas! 
Um fato é regra em todos os restaurantes – ter o melhor atendimento possível aos clientes. Porém essa missão que parece tão clara, muitas vezes pode arruinar de uma hora para outra a imagem do seu estabelecimento por motivos simples. 
Abaixo listamos 7 dicas fundamentais: 

1. Seja sempre cortês

Dar boas vindas com um sorriso no olhar é essencial, afinal a primeira impressão deve ser ótima assim, como todo o restante do atendimento. A orientação é simples e clara: recepção cortês, se apresentando, e dizendo que têm funcionários que estão a disposição para tornar aquele momento o mais agradável possível. Não tem erro, cliente cativado logo na entrada 😉 Atender bem também significa entender a necessidade do cliente: ele precisa de ajudar para entender o cardápio? Ou de dicas de qual produto está mais fresco ou mais gelado? Ele já está decidido e quer fazer logo o pedido? O feeling do atendente deve estar apurado para perceber as nuances de cada caso. Sugestões por parte dos garçons são sempre muito bem vindas.Não faça julgamentos. Comprovadamente o bom atendimento pode fazer uma grande diferença no ticket médio. 

2. Não deixe o cliente esperando

O bom atendimento deve ter duas características: prontidão e comunicação.Se o cliente não reservou mesa e o restaurante encontra-se lotado, é de suma importância avisá-los sobre esse fato, dar uma estimativa de tempo e ir conversando com eles cada vez que esse tempo possa ou não aumentar. Para que o cliente não se sinta desconfortável ofereça uma bebida ou o encaminhe para o bar de espera caso seu restaurante conte com esse item.Outra situação que deve ser evitada é a demora excessiva na execução dos pratos, assim como ao servir as bebidas. E caso isso ocorra, um pedido de desculpas com alguma gentileza da casa sempre vai muito bem.

3. Atenção com a fila

Você sabia que a fila de espera é um dos principais motivos de perda de clientes de um estabelecimento?Para evitar o descontentamento do cliente e que o mesmo fuja e nunca mais volte no seu restaurante, é importante adotar um controle para chegadas e saídas de clientes.Deixe claro, conversando com as pessoas que aguardam, que os clientes que estão lá dentro ou que estão passando na sua frente na fila, fizeram reservas antecipadas de mesas. Ter um horário limite para que as reservas “caiam” também auxilia esse processo. Essa dica de reserva é muito válida, assim você sabe com quantos funcionários poderá contar para atender bem os clientes.

4.Comunique-se de forma clara

Acima você reparou que citei que uma das características principais é a comunicação.Pode ser entre você e seus funcionários, entre eles, ou entre todos e os clientes. O principal é que todos falem a mesma língua.
Todos devem saber os principais atrativos do estabelecimento, como: o que vai em cada prato, qual carne/peixe está em melhor qualidade no dia, saber de promoções e dar toda essa comunicação de forma simples e clara para os clientes

5.Tenha uma equipe de confiança

Você já deve ter ouvido a frase: “O olho do dono é que engorda o porco”. Afinal, é de extrema importância que  você esteja por perto para observar sua equipe, envolvendo-se no trabalho e estabelecendo uma relação de confiança com eles. Porém essa situação nem sempre é possível, pois sabemos que um dono de restaurante tem multitarefas. Nesse caso, a contratação de pessoas que tenham o “sentimento de dono”, construindo uma relação de confiança e amizade, já é passo imprescindível para atender bem os clientes.
É sempre importante ouvir o feedback dos clientes e também as sugestões de sua própria equipe de atendimento. Pergunte sempre que possível o que eles mais gostaram, o que pode ser mudado ou retirado, se o garçom fez o papel da arte de atender bem. Toda resposta positiva ou negativa servirá para o crescimento seu, de seus funcionários e claro do seu estabelecimento.

Uma última dica muito importante! Tenha seus clientes sempre ao seu lado, como  da marca. Um comentário positivo de terceiro, pode ter um impacto maior que algumas cifras investidas. 
A importância de um mailing de contatos atualizado fará toda a diferença nessa comunicação.

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