Para agradar a clientela nesse universo tão competitivo que é o da gastronomia, não basta apenas ter um dos melhores chefs de cozinha ao lado.

É imprescindível que seu estabelecimento tenha algumas características, tais como: ambiente limpo (desde a louça utilizada, até o chão), atendimento adequado e outros serviços.

Esses detalhes são decisivos e vão estabelecer se o cliente continua ou não frequentando seu restaurante..

Confira abaixo algumas dicas para te ajudar a alavancar o seu negócio!

Capriche no ambiente

Você sabia que utilizar determinadas cores na pintura do seu restaurante pode agregar ou afastar os clientes?

Além das cores, a decoração do espaço diz muito sobre o lugar e deve combinar com o cardápio.

Se seu estabelecimento é voltado para comida japonesa por exemplo, a decoração deve ser remetida a cultura oriental, todos os móveis, luzes e acessórios devem passar essa mensagem.

Nossa dica é para explorar as redes sociais.

Publicar fotos como meio de divulgação de um ambiente bonito e com personalidade pode ser a chave para atrair mais clientes.

Explore diferenciais

Coloque-se no lugar dos seus consumidores.

Você deve pensar o motivo que eles optam em ir no seu ao invés do estabelecimento do concorrente.

Você deverá ter a resposta de quais atrativos em seu restaurante agradam mais que nos outros.

Por isso a criatividade na hora de pensar nos diferenciais não pode ficar apenas na imaginação.

Nossa dica é para que faça uma lista, e uma vez que tiver ela em mão torne-a realidade.

Abaixo você irá conferir algumas dicas para você dar o pontapé inicial no seu diferencial:

  1. Crie vistas convidativas de suas janelas;
  2. Mantenha sua calçada bonita;
  3. Oferecer bebidas originais;
  4. Coloque um empenho extra na apresentação do prato;
  5. Tenha com louças criativas;
  6. Contrate funcionários excepcionais;

Consiga bons fornecedores

Não existe hoje no mundo uma empresa que não se importa com a estabilidade financeira.

Muita dessa estabilidade está ligado em conseguir bons fornecedores.

Esse benefício pode-se levar em conta tanto na parte administrativa como na parte da qualidade, uma vez que comprando em grande escala você poderá ganhar descontos nos valores.

Veja também: Lições para restaurantes aumentarem o consumo dos clientes e lucrar mais

Mais fique esperto: não vale a pena perder em qualidade para baixar os custos.

O ideal é encontrar produtos com um custo-benefício que garanta a economia sem afetar os outros fatores.

Faça um bom marketing

Você concorda que sem divulgação seu restaurante não terá ação?

Essa ação que falamos é ter movimento de clientes, pois toda idéia do marketing voltado para esse ramo, parte do pressuposto em fidelizar antigos clientes e atrair novos.

Para isso, é essencial investir em marketing.

Abaixo você poderá conferir alguns tipos de marketing:

1 – Mídias on-line: além de páginas nas redes sociais, faça um site para ganhar respeito entre os clientes.
Cadastre-se no Google Meu Negócio para garantir que seu estabelecimento apareça nas buscas locais.

2 – Utilize os utensílios do restaurante para auxiliar na exposição da marca: personalize guardanapos, pratos, copos e jogos americanos, pois esses itens são bastante usados e podem reforçar sua marca.

3 – Possua programas de vantagens e fidelidade: nesse caso você vai focar na importância de valorizar clientes de longa data para que os mesmos voltem a frequentar seu restaurante.

4 – Abuse da comunicação visual: as mídias sociais nos dias de hoje são vistas por um número enorme de pessoas, capriche nas fotos dos pratos, decoração e ambiente para fazer as postagens.

Abrace a tecnologia

Você tem que entender que a tecnologia veio para somar, se você não incorporou essa ideia na inauguração do seu estabelecimento, não perca tempo e vá atrás nesse momento.

Veja também: Marketing Gastronômico: Como apresentar seu produto e encantar clientes

Com a ferramenta certa você poderá cortar custos e rastrear as preferências dos seus clientes, estando assim preparado para oferecer a eles uma ótima experiência em todas as ocasiões.

Além disso a tecnologia pode ajudar a oferecer um serviço personalizado, auxiliar no controle de estoque, reduzir desperdício de comida entre outros.

Conclusão

Você percebeu que não é um bicho de sete cabeças ter um restaurante de sucesso.

Com essas dicas você poderá aumentar sua base de clientes, melhorar os seus ganhos e diminuir os custos.

Agora depende de você!

Associe essas dicas com trabalho duro, criatividade e dedicação que com certeza os clientes irão amar seu restaurantes.

Facebook Comments

Categorias: Restaurantes