“Como será o amanhã? Responda quem puder…”, e não é que o samba da década de 70 é um atualíssimo hino de 2020?! Uma coisa é certa: a humanidade desde os primórdios desenvolveu a necessidade e o desejo de socializar. Então, cabe a nós nesse momento focar os esforços para renovar essa vontade. Uma das ferramentas fundamentais é o MARKETING GASTRONÔMICO: a estruturação de um bom plano de comunicação (online e offline) poderá alavancar seu estabelecimento diante do mercado, e claro, do seu público.

Marketing Gastronômico

Identidade visual é tudo

Sabe quando você vê o símbolo da Coca-cola e bate aquela sede. Então, isso é identidade visual. Criar uma marca atrativa, com cores que remetam ao paladar (sim, isso existe) e padronizar artes como cardápio e mídias sociais, são dicas valiosas para quem quer ser visto e lembrado.

Caso você esteja engatinhando nessa área, recomendamos fortemente fazer uma pesquisa no Instagram e analisar estabelecimentos que tenham essa identidade bem desenvolvida. Perfis pra se inspirar: @lego @eatalybr @nomacph @testkitchen @madeiramadeira
Além de recorrer às agencias de publicidade, você também pode buscar referências em restaurantes, procurando também indicações de profissionais independentes (Freelas).  Caso você tenha afinidade com designer e leva jeito para ser um autodidata, que tal se aventurar no canva.com?

Explore as redes sociais

Porquê não usar a tecnologia a seu favor?Para marcar presença nas redes sociais, você não precisa estar apenas inserido em Facebook e Instagram, hoje sabemos da importância de aplicativos gastronômicos que são ótimas formas de reforçar o seu marketing e alcançar mais pessoas. 

De fato toda tecnologia é bem vinda, mas fique atento e saiba usá-la com inteligência, isto é, não adianta estar nas redes sociais mas não gerar engajamento. Os algoritmos podem ser bons aliados mas também árduos vilões.Explore, instigue e interaja frequentemente com seus seguidores.

Humanize sua marca

A tecnologia veio para somar, mas lembre-se que aquele toque pessoal em cada contato, seja nas redes sociais ou ao entregar um pedido, é um diferencial. Sempre utilize o nome do seu cliente/seguidor ao conversar com ele; caso possível, escreva bilhetes à mão ao entregar um pedido. Os detalhes fazem toda diferença na conquista e fidelização.

Show Time

Chegou o momento do cliente experimentar o que você sabe fazer de melhor: uma experiência gastronômica de Primeira. Para atender as expectativas do cliente, vamos às nossas 03 dicas de ouro: 

  • Equipe nota 10: treinar seus funcionários para que os mesmos sejam simpáticos, solícitos e assertivos. 
  • Que tal, você como dono, ir às mesas para se apresentar, contar a história do restaurante aos clientes.
  • Surpreenda o cliente: outra dica bacana é convidar as pessoas para conhecer o chef ou fazer o mesmo preparar algum prato na frente do cliente.

Ponha em prática ações para obter avaliações positivas e principalmente, espontâneas, sobre diversos aspectos do seu negócio (como por exemplo atendimento, ambiente, comida)

Pós-Venda

Se tem um ponto a ser explorado e considerado como um diferencial é o tratamento dedicado ao cliente após a experiência. Que tal utilizar o mailing de contatos para ativar seus clientes frequentemente, noticiando novidades do cardápio, por exemplo? Ou ainda, analisar, responder e considerar os feedbacks das avaliações. Lembre-se que ter os clientes sempre ao seu lado, como embaixadores da marca, não tem preço. 
Montar esse plano e colocá-lo em evidência será o seu diferencial.
Essa forma de praticar o marketing gastronômico  aproxima o cliente do seu restaurante, dos produtos e serviços, fazendo com que se sintam especiais e vivendo uma experiência gastronômica única.

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Categorias: Restaurantes