Uma recente pesquisa realizada mostra que nos últimos anos, uma categoria de franquias, ganhou força, impulsionada pelo quadro de recessão econômica no país: as microfranquias.

Para os investidores que não desejam realizar grandes investimentos financeiros, comprar uma microfranquia de sucesso pode ser uma ótima opção para se tornar um empreendedor bem sucedido.

Com opções de investimento que podem variar entre R$ 3 mil e R$ 90 mil, as microfranquias se tornaram uma alternativa de investimento e até mesmo de ocupação para milhares de brasileiros, que perderam seus empregos nos últimos anos por conta da crise econômica, pela qual o país atravessou.

O crescimento desse formato auxiliou também as redes de franquias a seguirem expandindo suas operações, já que o aporte inicial mais baixo tornou acessível a compra de uma franquia por parte de investidores, que desejavam ter o seu próprio negócio, mas não possuíam a cifra necessária.

Abaixo destacamos 8 microfranquias de sucesso para quem quer empreender em negócios inovadores, investindo pouco.

Mary Help

A Mary Help é uma franquia de serviços domésticos, baseada no serviço de recrutamento, seleção, treinamento e assessoramento tanto às profissionais como às donas de casa e empresas, tendo como objetivo a formalização de contratos entre as partes.

Mão de obra treinada e qualificada para realização de serviços domésticos apresenta um diferencial competitivo sobre as demais profissionais existentes no mercado.

Veja também: Conheça 7 startups que atuam no mercado da alimentação

Isso é há muito tempo ansiado pelas donas de casa que enfrentam, a cada dia com maior freqüência, a escassez no número de empregadas domésticas mensalistas e sofrem com o despreparo das diaristas.

Investimento inicial: 35 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 14 meses

Uva e Verde

A Uva e Verde é uma franquia que cresce em ritmo acelerado no país com sua charmosa rede de lojas de presentes criativos e decoração.

Ela oferece objetos de uso pessoal, presentes e artigos de decoração com preços acessíveis, que mostram o potencial da marca.

São itens entre capas de celulares, porta-cartão, copos, almofadas, bolsas, cadeiras, luminárias, móveis, entre outros.

Investimento inicial: 35 mil reais à 51 mil reais
Prazo de retorno: 6 meses

Emagrecentro

Para você que busca uma microfranquia de sucesso e barata para investir no segmento de estética e beleza uma excelente opção é a: Emagrecentro.

Sendo um dos setores considerados vitais para o consumidor brasileiro, pois cada vez mais homens e mulheres procuram cuidar da saúde e da beleza para se manterem saudáveis e com a auto-estima elevada, a Emagrecentro mantém-se a todo o vapor durante todos os ciclos da economia do Brasil.

Investimento inicial: de 40 mil reais a 80 mil reais (varia com o tamanho da cidade)
Prazo de retorno: 12 meses

Ginástica do Cérebro

Ginástica do Cérebro, é uma rede de microfranquias com sede em Foz do Iguaçu que atua no segmento de educação, ela é considerada inovadora e tem como principal fundamento melhorar o desempenho das capacidades cognitivas do cérebro.

O curso ministrado pela Ginástica do Cérebro tem como objetivo manter a saúde mental e apresenta propostas diferenciadas aliadas a neurociência e buscam compreender o funcionamento geral do sistema nervoso, integrando diversas funções, principalmente as ligadas ao movimento, sensação, emoção e pensamento.

Investimento inicial: 45 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Ecoville

A Ecoville, empresa voltada para o mercado de produtos de limpeza tem dois modelos de operação: a unidade móvel, que é guinchada por um veículo e pode vender os produtos da empresa em vários pontos, e uma loja física.

Além da venda feita por uma rede de revendedores diretamente na casa dos consumidores, os produtos fabricados são comercializados nas 142 lojas da marca, a maior parte em modelo de licenciamento.

Investimento inicial: 50 mil reais
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Master House

A Master House é uma rede de franquias especializada em serviços como alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso, impermeabilização, montagens e manutenção predial.

A marca possui tanto modelos de loja física quanto home based (trabalho de casa), com um total de 84 unidades operando. Para 2018, a empresa pretende abrir mais 23 unidades.

Investimento inicial: 50 mil reais
Prazo de retorno: 8 a 12 meses

NYS

No mercado há mais de 20 anos, a marca americana especializada em óculos está presente em 40 países e com mais de 1.000 pontos de venda.

No Brasil, a rede, que iniciou a expansão por franquias em 2014, acaba de lançar o modelo home-based que cabe na mala, onde o franqueado prospecta as oportunidades em casa e realiza a venda direta em eventos e corporações.

Investimento inicial: 68,9 mil reais
Prazo de retorno: 18 meses

Primeira Mesa

A startup Primeira Mesa oferece 50% de desconto nas refeições em horários ociosos de restaurantes.

O cliente reserva o dia e horário através do site ou aplicativo e adquire um voucher de acordo com o número de pessoas para ter direito à dedução da conta.

Veja também: Vai investir em startup? Saiba que o melhor momento é agora

Criada em setembro de 2016, a startup já tem mais de 800 estabelecimentos e 100 mil usuários cadastrados em 25 cidades e quer expandir a atuação no Brasil por meio de parceiros licenciados.

Para isso, foram em busca de parceiros que topassem ser os donos da marca em suas regiões e fazer a prospecção com os restaurantes ao redor do país.

Com pouco mais de um ano de operação, já são mais de 22 parceiros licenciados (franqueados) da marca – entre eles o ator Paulinho Vilhena.

A vantagem de investir nesse modelo de negócio inovador, é que além de atuar no potente mercado da alimentação, o investimento não é alto, não precisa de muitos funcionários e infraestrutura para operacionalizar.

Para conferir mais detalhes sobre investir neste modelo de negócio inovador e com alto potencial de ganho, acesse o material abaixo e confira mais detalhes.

eBook Investir em Startups

Investimento inicial: 40 mil reais
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Conclusão

É nítido que o Brasil passa por uma transformação política e principalmente econômica.

Hoje a bola da vez é investimento em microfranquias de sucesso como as citadas acima.

Além de empreendedores e investidores, existem vários atores famosos que aderiram ao novo segmento de atuação, como forma de conseguir mais dinheiro, benefícios e praticidades que tais microempresas oferecem.

Busque pela opção que seja mais promissora, tenha o melhor custo/benefício e potencial para escalar.

Pois assim, sempre que a marca crescer, você será beneficiado por fazer parte da rede.

Conheça o modelo de negócio do Primeira Mesa

Facebook Comments

Categorias: Microfranquias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.