Gerir um restaurante não é fácil. São muitas as diretrizes que devem ser avaliadas: qualidade, cardápio, preço, infraestrutura, localização, atendimento, atração de clientes.

Do outro lado os clientes estão cada vez mais exigente quando o assunto é experiência gastronômica.

Para facilitar a vida de todas as partes envolvidas neste ecossistema gastronômico, surgem empresas com idéias inovadoras, que são as famosas startups para restaurantes.

Ideias inovadoras podem impactar positivamente e melhorar a experiência de todas as partes envolvidas, quando o assunto é alimentação.

Imagine você dono de restaurante, cliente, fornecedor ou até mesmo dono de uma startup que atue no setor da alimentação.

Todos os envolvidos podem se beneficiar quando o assunto é criatividade, tecnologia, inovação e novas experiências.

Continue lendo este artigo e conheça algumas startups inovadoras que tiveram idéias que impactaram de forma positiva o mercado da alimentação.

Workhäuss

Falando de novas experiências, benefícios para seu bolso e para você, podemos imaginar uma outra forma de aproveitar seu tempo, espaço e dinheiro.

Imagine poder aproveitar o espaço do seu bar ou restaurante preferido para poder trabalhar durante o dia, com todos os confortos e ferramentas básicas que um local de trabalho precisa ter.

Esta é a proposta do Workhäuss, startup para restaurantes que surgiu para revolucionar o conceito de coworking no Brasil.

A alternativa da Workhäuss foi pensada para atender um público que não pode ou não quer trabalhar em escritórios ou coworkings tradicionais, por conta do preço alto e burocracia.

A idéias é aproveitar os espaços ociosos nos melhores bares e restaurantes da cidade e oferecer para você usar como local de trabalho.

Além do cliente poder escolher onde vai trabalhar (bar ou restaurante da sua preferência), a empresa tem ótimos preços comparados a mensalidades de coworking.

Experience

Empreender requer habilidades que muitas vezes precisamos adquirir ou aperfeiçoar.

Existem diversos meios de conseguir tais habilidades, mas com certeza a melhor maneira é aprender na prática com os melhores.

O Experience programa oferece um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios, produtos e serviços, com suporte estratégico, técnico e laboratorial.

Como o próprio nome já diz, a ideia é usar a tecnologia para criar uma experiência única para os usuários.

Conta, também, com uma rede de parceiros nos diversos segmentos de mercado e na área acadêmica, que suporta o processo de mentoria no desenvolvimento de produtos, soluções e negócios.

Por enquanto disponível apenas para dispositivos móveis da Apple.

Meu Fornecedor

O Meu Fornecedor é um aplicativo móvel que permite os donos de bares e restaurantes encontrarem de forma prática e rápida a oferta de todos os produtos e insumos necessários para o melhor funcionamento de seus empreendimentos, utilizando os dispositivos conectados à internet.

Veja também: Vai investir em startup? Saiba que o melhor momento é agora

Da mesma forma que o iFood promove os restaurantes entre o público consumidor com o objetivo de trazer novos clientes para estas empresas, o app Meu Fornecedor promove os fornecedores entre os restaurantes com o objetivo de facilitar vendas de produtos, serviços e insumos.

O app surge como um auxiliar para compras e contratações para os restaurantes e supermercados.

Primeira Mesa

O Primeira Mesa é uma plataforma online para fazer reservas de restaurantes.

Com uma diferença: os usuários reservam os primeiros horários do estabelecimento e pagam 50% do valor da conta.

Os criadores do aplicativo perceberam que no exterior a tendência dos chamados “early birds” (passarinho que acorda cedo bebe água limpa), vem trazendo um grande público para os restaurantes, impactando positivamente na atração de novos clientes e no faturamento.

Dessa forma todos os envolvidos ganha, o cliente que paga mais barato — e o dono do restaurante — que não fica como mesas ociosas e ainda dá a oportunidade para que novos usuários conheçam seus estabelecimentos.

O Primeira Mesa não ganha comissão do valor pago no restaurante. O dinheiro vem dos vouchers que os clientes compram na plataforma para fazer as reservas.

Hoje, o Primeira Mesa está em 30 municípios com mais de 850 restaurantes cadastrados.

O Primeira Mesa é a primeira startup compartilhada do Brasil, com um programa de parcerias para emprendedores/investidores que buscam ser representantes da empresa em suas regiões

Esses parceiros atuam como uma espécie de franqueados. A vantagem é que o investimento é baixo, não necessita de estrutura física e o retorno é de médio prazo.

Conclusão

A missão de qualquer startup para restaurante é entregar e fornecer uma nova experiência ao consumidor quando este se propõe a sair de casa para comer.

E de outro lado entregar aos estabelecimentos do ramo de alimentação ferramentas de marketing e inteligência de mercado, tornando-os assim mais competitivos e melhorando a qualidade de atendimento no setor, fazendo com que todos (dono de restaurante e consumidor) fiquem satisfeitos.

O processo de seleção para ativação de novos parceiros do Primeira Mesa está aberto, conheça mais vantagens e benefícios da startup, clicando no banner abaixo.

eBook Investir em Startups

Facebook Comments

Categorias: Startups

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.